Sobre a Dual

NOVEMBRO AZUL

NOVEMBRO AZUL
Novembro é o mês de realização da campanha de alerta e esclarecimentos sobre o câncer de próstata (Novembro Azul). A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. Com cerca de 20 gramas e formato semelhante a uma castanha, ela tem como principal função a produção de esperma. 

Quase 30% dos homens que possuem algum tipo de câncer sofrem da próstata. Na fase inicial desse câncer, contudo, não há sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmem.

Entre as causas do câncer de próstata, há fatores de risco como obesidade e histórico familiar (homens negros sofrem mais de problemas na próstata). Sobre a herança genética, podemos reduzir riscos com exames e tratamentos preventivos e com mudanças nos hábitos. Nosso peso, por exemplo, pode ser controlado por meio de mudanças nos hábitos alimentares. Evitar a obesidade, de fato, é forma de prevenir diversos problemas de saúde e de garantir qualidade de vida. Para ter estilo de vida saudável, é fundamental alimentar o corpo de forma equilibrada e evitar o sedentarismo.

Porque o câncer de próstata não apresenta sintomas iniciais, e porque há fatores como herança genética, é fundamental que, a partir dos 45 anos de idade, independentemente da condição de saúde, os homens previnam-se e realizem, periodicamente, diagnósticos precoces por meio de exames urológicos, como o toque retal. Esse exame permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.  

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados pelo toque retal apenas. Para outros, pode ser necessário a realização de mais exames, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise. A forma adequada de tratamento é avaliada pelos médicos, que levam em consideração aspectos como estado de saúde e expectativa de vida de cada pessoa.

Um dos principais desafios na luta contra o câncer de próstata é vencer preconceitos e mitos, que impedem ações de prevenção. Assim, campanhas como essa são fundamentais para que temas como esse sejam tratado de forma educativa, com diálogos abertos e informativos, a fim de estimular a realização de exames preventivos. Em sintonia com os compromissos sociais que assumimos com nossa equipe, essa é mais uma campanha que apoiamos e promovemos na DUAL.
 
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet